segunda-feira, 25 de julho de 2011

Que Bebida Servir no seu Evento?

O primeiro passo que devemos dar ao decidir o que vai ser servido num evento é considerar que a bebida e a quantidade irão variar de acordo com o tipo, o horário e o público previsto para a festa.

Básico
O serviço de bebidas básico deve incluir refrigerantes, água mineral e cerveja (caso não haja impedimentos para álcool). É sempre um gesto de delicadeza providenciar refrigerantes diet/light para os convidados que tem restrições alimentares, são idosos ou que não tomam bebidas alcoólicas e preferem estes.
Se possível, inclua algum suco ou coquetel sem álcool, pois muitas pessoas hoje em dia não bebem refrigerantes.
Lembre-se sempre de água! É muito chato ir a um evento que não tenha!


Festas Requintadas
As bebidas devem circular desde a chegada dos primeiros convidados. Durante o jantar, serve-se primeiro a água, depois os vinhos, de acordo com os pratos.
A água é a primeira bebida a ser servida e a última a ser retirada da mesa. Os vinhos brancos acompanham peixes e crustáceos, os tintos, as carnes e aves, em geral. O champanhe é reservado para a sobremesa e os brindes, se houver. Pode-se servir champanhe durante todo o jantar, desde que seja brut.


Festas Infantis
Para festas infantis não recomendo bebida alcoólica, afinal, a festa é para as crianças ou para os adultos? O importante é pensar no que as crianças gostam de beber, afinal a festa é para elas. Abuse nos refrigerantes, sucos e água. Você pode comprar um ou dois tipos de bebidas álcoolicas para os adultos, mas lembre-se que se trata de uma festa infantil, então, nada de exageros. Neste tipo de festa creio que toda atenção deve ser voltada para as crianças, até para a prevenção de algum incidente que pode ocorrer, envolvendo crianças sem supervisão e adultos alcoolizados.


Festas sem Álcool por Motivo Religioso
É interessante servir uma variedade de sucos, refrigerante e coquetéis sem álcool, para sair da monotonia. Aumente a quantidade de refrigerantes.


Mesa de Frios
Mesa de frios pode ser servida com qualquer bebida – desde sucos, coquetéis, caipirinhas até espumantes e vinhos tintos. Analise bem seu público antes de decidir o que servir.


Barman
É muito interessante ter um serviço de barman no evento. Se você não puder contratar um barman, contrate um garçom extra e exclusivo para preparar as bebidas, lembrando de separar os utensílios necessários ao preparo, todos os ingredientes e também uma bancada ou mesa confortável para o garçom trabalhar.


Lembre-se
  • Os funcionários do evento (ajudantes, copeiras, garçons, entre outros) também precisam beber pelo menos água;
  • Gelo filtrado para whisky, caipirinha e drinks;
  • Coloque as bebidas para gelar no dia anterior se estiver utilizando geladeira ou freezer;
  • Se estiver usando gelo, coloque as bebidas para gelar 3 horas antes do evento;
  • Se houver necessidade de gelar a bebida com pressa, coloque sal no gelo – mas cuidado, o gelo irá derreter mais rapidamente;
  • Ter em mãos saca-rolhas e/ou abridor para garrafas.

Calculando o Evento
A sugestão que apresentamos abaixo serve para uma festa com a duração aproximada de 4 horas. Estas quantidades são padrão, então, antes de calcular as quantidades de qualquer item, analise o seu público e o ambiente.

  • 600 ml de refrigerante por pessoa;
  • 800 ml de cerveja por pessoa;
  • 200 ml de água por pessoa;
  • Vinho ou espumante (se não houver cerveja) – ½ garrafa por pessoa;
  • Vinho ou espumante (se houver cerveja) – 1 garrafa para cada 5 pessoas – pode-se diminuir a cerveja para 600 ml;
  • Whisky – 1 garrafa para cada 50 pessoas;
  • Coquetel de frutas – 4 litros para 50 pessoas.

Observações Gerais:
  • Homens e adolescentes costumam beber mais álcool;
  • No calor do verão, em um ambiente sem climatização, se faz necessário uma quantidade maior de água, refrigerantes e cervejas;
  • No inverno, o consumo de vinho é maior;
  • Em uma festa animada por uma banda que tocará até altas horas da madrugada, o consumo de água e outras bebidas será bem maior do que em um jantar ou coquetel mais tranqüilo.

Trate sempre o convidado como você gostaria de ser tratado numa festa, oferecendo produtos de qualidade, afinal, não há nada mais chato do que acordar com ressaca na manhã seguinte, porque a bebida era da pior qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário